sábado, 13 de janeiro de 2018

Dicas para Desapegar e Dicas do que não fazer na hora das compras

Oi gente ! Tudo bem com vocês? Que saudade de postar aqui!

Hoje eu postei um vídeo de dicas de como desapegar das roupas e também sobre o que não fazer na horas das compras, esse foi um vídeo bem dificil de conseguir colocar no ar! Sério, editei 4 vezes, passei 2 vezes para o youtube e fiquei 12 horas só tentando libera-lo pra vocês, sabe porque? Porque vale a pena, e quem faz isso valer são vocês! Então meus amores eu finalmente venci kkkk... consegui postar! Eu mereço um like kkkk...


Então vamos lá ao nosso post!


Todo ano eu separo roupas que não quero mais e dou para alguma instituição de caridade ou alguém que esteja precisando. Esse ano não foi diferente, separei várias roupas e decidi criar um vídeo mostrando para vocês algumas "técnicas" de desapegar que eu uso ou pensamentos que passam pela minha cabeça na hora de fazer isso. Porque convenhamos que é muito difícil as vezes saber como escolher as peças que irão ser passadas para frente ou até mesmo ter coragem para isso. 

TENHA EM MENTE QUE: 

 O mais importante é que você tem que ter consciência de que ao "desapegar" você não está "jogando fora" você está somente passando para frente, existem muitas pessoas que precisam de ajuda, principalmente com roupas, comidas e produtos de higiene. Nesse inicio de ano é primordial doar roupas ou alimentos para as instituições, visto que depois das épocas festivas de natal, as doações caem muito! Então mesmo que sua roupa seja velha e inutilizável para você, ela pode ser essencial para outra pessoa e inclusive trará felicidade para ela. Quando você dá algo para alguém, ao mesmo tempo você recebe de volta.  Você quer felicidade? Faça alguém feliz, pois ao mesmo tempo que você faz, o seu EU fica feliz também, já reparou?! Então coloque isso na sua cabeça e vamos as minhas dicas para te ajudar nessa tarefa que para muita gente é difícil!

DICAS PARA VOCÊ DESAPEGAR

1-ROUPAS QUE VOCÊ GANHOU E NÃO GOSTOU

Todo mundo já passou pela situação de ganhar roupas e acessórios que não é nem um pingo a sua cara. A maioria das pessoas deixa essa pecinha linda guardada no armário. Então te darei 4 opções do que fazer com ela.


  1. Opção: Trocar na loja 
Trocar na loja é uma forma de devolver o que não gostou e escolher aquilo que quer, mas nem sempre as pessoas lhe dão a notinha fiscal. Seja porque sumiu, porque esqueceu ou porque está com vergonha que  era um produto em promoção e não quer que você veja o preço. Se você tem vergonha de dar a notinha porque compra coisas em promoção, não tem problema, todo mundo já fez isso na vida, você não está sozinha (o) nisso ! Muitas vezes quando o produto está em promoção a loja não aceita trocas, se esse for o seu caso lhe darei mais 3 dicas a baixo do que fazer com ela!

   
     2. Opção: Doar para quem precisa

Doar a peça para alguém que precisa é uma ótima opção para quem pretende não usar a roupa e também não faz questão de tentar trocar em alguma loja. De todas as opções essa é a que mais lhe traz satisfação pessoal, seu espirito e sua pessoa fica muito mais feliz quando compartilha aquilo que tem com outra pessoa. Todo mundo se sente muito melhor depois de ajudar alguém e muito mais determinado em conquistar mais coisas na vida para que possam ser compartilhadas.

    3. Opção: Dar de presente para alguém 

Não é nenhum crime e muito menos desfeita dar de presente a roupa que você ganhou para outra pessoa ! Eu sei que é bem difícil e que a maioria das vezes pensamos e nos sentimos péssimos em fazer isso, mas posso lhe dizer? Desfeita é você ganhar e mentir que gostou, dizer que vai usar e não usa, ainda por cima deixar ela mofar e estragar no seu guarda-roupa sem nem mesmo ter tocado um dedo nela! Por isso você pode sim passar pra frente! É muito mais gratificante dar para alguém que irá gostar do que deixar estragando. Você não está cometendo nenhum pecado, nenhum crime, pensa comigo, se a pessoa descobrisse que você não gostou da peça e nunca usou, ela ficaria muito mais triste do que se ela descobrisse que você passou roupa para frente! Então pare de se torturar e passe a peça para quem ficará feliz! 

  4. Opção: Vender a roupa 

Existem muitos grupos no facebook e no instagram de vendas de roupas usadas e bazar, além de ser uma boa ideia você vender as roupas que não gosta, ainda irá ganhar uma renda extra e quem sabe com esse dinheirinho você não compra uma peça nova ou guarda na poupança para render mais? Tem muitas pessoas que fazem trocas também, legal né?

TÓPICO 2: ROUPAS GUARDADAS POR MAIS DE 6 MESES

Um outro método que uso para desapegar das roupas é pensar em quanto tempo eu fiquei sem usar aquela peça. Se ela passou mais de 6 meses até 1 ano sem eu sequer vesti-la é porque eu não gostei da roupa e não irei usar mais. Se você acha que irá usar então fique com ela mais 3 meses e veja se você lembrará dessa querida quando for sair, normalmente essa peça nunca é nossa primeira opção de escolha nas saidas. Se ela nunca é primeira escolha então devemos tira-la do guarda-roupas e passar para frente, pois ela continuará sendo a sua ultima opção! Mesmo que você não tenha mais nenhuma peça para vestir, ainda assim você não pensa em usa-la, o seu primeiro pensamento é que "não tem roupas" e por isso sairá para as compras imediatamente, deixando novamente aquela peça de lado.


TÓPICO 3: ROUPAS VELHAS

Todo mundo tem roupas velhas no armário e por incrível que pareça é a grande maioria de peças que você tem, é inacreditável que guardamos essa quantidade absurda sem nem mesmo nos darmos conta. Eu mesma tenho várias, mas decidi guardar somente 2 shorts velhos e duas blusas velhas, pois não irei usar fora de casa, então não faz sentido você guardar várias roupas que só usará em casa, entende? Você não tem coragem de sair com elas, mas também usa as "mesmas" peças repetidamente, deixando assim as outras "velhas" para o lado. Pega as que você mais gosta, as que realmente usa e guarda. Tirando essas dê as outras para outra pessoa. Até porque você não precisa fazer um desfile de roupas velhas em casa para somente o seu pai, sua mãe ou o seu marido "assistir". Afinal de contas eles já te viram milhares de vezes com elas.


DICAS DO QUE NÃO FAZER NA HORA DAS COMPRAS: 

Uhuuu!!! Chegamos a outra categoria super importante porque querendo ou não a forma que você compra influencia totalmente no acumulo de roupas inúteis ! Então bora lá conferir minhas dicas para vocês!

DICA 1: NUNCA FAÇA COMPRAS QUANDO ESTIVER COM FOME

Muito comum acontecer, imaginemos a situação : Você entra na loja feliz que irá finalmente fazer um agrado a você mesma, na hora em que começa a olhar as roupas o seu estomago resolve dar sinal de vida, então sua mente começa a brigar com ele dizendo que também quer olhar roupas, você começa a ficar frustrada com a situação, não consegue se concentrar em nada e só fica pensando, se come ou se compra. Para piorar chega aquele vendedor chato, persistente que quer que você leve a todo custo. O que acontece? Ele te convence! E sabe o por que? Porque você fica tão incomodada com a pressão do seu estômago, a pressão da sua mente e a do vendedor, que você só quer sair daquela situação o mais rápido possível e acaba levando algo que não queria ou que nem parou para pensar se seria a melhor opção.

Nessa situação o que eu faço é sempre comer primeiro, não importa o que eu vá olhar, faço a refeição bem antes, porque só assim consigo ter paz mental para escolher. Eu tenho consciência de que se eu entrar em uma loja e começar a sentir fome eu ficarei estressada com as pessoas e comigo mesmo, então o mais importantes nessas horas é se conhecer e evitar todo estresse e é muito melhor dar atenção ao seu estomago primeiro e depois ao seu bolso. Dessa forma você ficará em paz durante as compras e terá muito mais animo e prazer em escolher as peças. 

DICA 2: NÃO COMPRAR QUANDO ESTIVER COM DÚVIDA

A dúvida pode ser sua melhor amiga ou sua pior inimiga na hora das compras, ao mesmo tempo que ela pode te livrar de roupas caríssimas ela também pode tirar a sua paz por não saber o que comprar. Se você tem muitas dúvidas sobre a peça que está levando, deixa ela "escondidinha" atrás de outras roupas (eu sei que você faz isso) e vá dar uma volta, tomar um sorvete ou até mesmo ir para casa e repensar o porque você a quer. 
Quando eu fico na dúvida, volto pra casa. Se fico horas pensando naquela roupa e não consigo esquece-la, eu tomo uma decisão e na maioria delas eu sempre volto e compro! Porque eu tenho certeza de que irei usar e que realmente gostei. 

DICA 3:NÃO COMPRAR PEÇAS QUE PRECISAM DE AJUSTE OU COMPLEMENTOS

Se tem um grande vilão na história de roupas acumuladas com certeza essas fazem parte! É uma péssima escolha comprar uma roupa que não é do seu tamanho e acreditar que levará para a costureira. A maioria das pessoas estão na correria e se estiverem um tempo livre elas não escolhem "levar a peça para remendar, costurar, cortar, etc". Eu por exemplo deixei essa hábito de lado, alguns anos atrás eu levava na costureira. Hoje em dia não! E não é o primeiro pensamento que vem a minha mente. 
Se você for comprar uma blusa que precisa de um topper, então compre tudo o que precisa naquela hora, não deixe para fazer depois, você mais do que ninguém sabe que não irá escolher "sair para comprar o topper para tal blusa"sem contar que você fica com preguiça só de imaginar em ter que sair do seu conforto para um simples "remendo". Então faça tudo de uma vez, uma compra só e evite roupas esquecidas. 
Normalmente essas peças nós sempre pensamos " ah esse ano eu compro o topper", "Na próxima vez saio com ela", se  já está com esses pensamentos na sua mente é porque ela não é uma peça importante, com esse hábito de "deixar para depois "no decorrer do tempo você passa a esquecer a existência dela, e como vai tirando outras peças do guarda-roupa, ela vai indo para o fundo ao ponto de  desaparecer no meio das suas outras roupas. Finalmente depois de 1 ano ou mais você faz a faxina no guarda-roupa e "descobre" ela lá.
Então compre tudo de uma vez e faça o remendo no mesmo dia ou não compre nada! 

DICA 4: NÃO COMPRE SE VOCÊ ESTIVER COM DÍVIDAS OU FICARÁ COM MAIS DÍVIDAS

O hábito de comprar sem poder é um passo para o empobrecimento! Sejamos sinceros, se você não tem condições de comprar uma roupa agora, trabalhe por mais um tempo ou venda suas roupas velhas para comprar uma peça nova. Não ha nada pior do que a pessoa ganhar pouco e tentar viver acima daquilo que tem! Primeiramente para poder comprar, você precisa se esforçar e melhorar na sua área de trabalho e principalmente o planejamento dos seus gastos. Se você não tem costume de planejar ou anotar o que você gasta, não me admira que não foi para frente. Planejamento é sempre essencial, principalmente se você é o tipo de pessoa que quer acumular riquezas e gastar com roupas mais caras.

Se dar um mimo de presente é sempre bom, desde que esteja dentro do seu orçamento! E se quer algo mais caro junte mais dinheiro ou melhore na sua área de trabalho fazendo sempre o planejamento!


DICA 5: TER CUIDADO COM PROMOÇÕES

Promoção é completamente tentadora para muitas pessoas e pode ser a sua pior vilã!

Quando as roupas estão em promoção é preciso ter cuidado, pois muitas vezes gastamos sem necessidade e o pior de tudo é que o marketing é tão bem feito que você nem sequer tem consciência da sua compra. Quando for comprar algo em promoção pare um minuto para pensar conscientemente, se faça algumas perguntas como por exemplo:

O que te chamou mais atenção, a roupa ou o preço? 
Você precisa dessa peça?
Você pode comprar agora?
Você está levando só porque está barato ou porque realmente gostou?

Normalmente peças em promoções precisam de vários cuidados redobrados , muitas lojas colocam peças velhas de estoque, de tecidos super baratos e está te vendendo mais caro do que na feira, peças com defeitos e com manchas e botões faltando.

Vou colocar mais um tópico nessa categoria de promoções que é:

OBSERVE A ROUPA, AS LUZES E O AMBIENTE DA LOJA:

 Já aconteceu de você comprar e quando sair com a roupa perceber que ela não era tão bonita como estava na loja? Até mesmo alguma joia ou bju que você comprou? Principalmente bju e joias que é onde mais acontece.
Pois bem, isso se chama jogo de luz, toda loja contrata pessoas especializadas nesse ramo e elas fazem o jogo de luzes com "cores" diferente para te atrair e sempre deixar a peça com uma aparência mais bonita. Esse jogo é o que te fazer "acreditar" que aquela peça é totalmente encantadora e está em perfeitas condições, ligue a lanterna do seu celular e veja como realmente é o tecido, se tem falhas, cortes, manchas e como ela fica em outro tom de luz. Quando você liga a sua lanterna do celular você "corta" a outra iluminação e tem mais percepção de cor e detalhes .

Na semana passa eu fiz isso, entrei em uma loja (loja super conhecida no Brasil todo) acreditando que era boa as roupas, estava com uma mega promoção de  blusas por R$ 9,99 e R$15,99 . Peguei a blusa e comecei a reparar no tecido, tirei o celular do bolso e joguei a luz da lanterna, sabe o que eu vi? A blusa estava começando a dar "bolinhas", se eu comprasse, na primeira lavagem era capaz de empolar naquela hora, elas estavam tão bem amassadas no tecido e escondidas no jogo de luz que não dava para ver claramente. Graças ao celular evitei de comprar algo barato que me sairia caro! Sim , acabamos de achar uma nova utilidade para a lanterna do celular, agora você pode ser uma pericia nisso!
Eu fiquei chocada de como uma loja grande como aquela que tem em todo o brasil poderia fazer esse tipo de coisa, sem contar que os tecidos "pareciam de boa qualidade" mas quando cheguei perto e reparei, percebi que não eram.

vou criar mais um tópico para a categoria "promoção"  que é:

CUIDADO COM OS "99"

Sim gente! Isso é marketing! Qualquer pessoa que estuda ou ler livros de marketing sabe que foram feitas várias pesquisas e descobriram que quando você coloca preços redondos como por exemplo : " R$ 10,00/ R$ 50,00 " as pessoas recebem essa informação de forma mais negativa e que está mais "caro" ao contrario de quando se olha para um preço de R$9,99.
 Quando o consumidor enxerga o "99" ele recebe de forma mais positiva e tem a sensação de mais barato, que está economizando mais ( mesmo que seja 1 centavo que você nem recebe de troco). Aconselho a todos a lerem livros de marketing, pois você verá várias "manipulações" que acontecem. De uns tempos para cá você deve ter percebido que o 99 começou a aparecer muito mais do que R$50,00 . Não é preciso ser um expert para enxergar isso, basta perceber o seu comportamento quando entra em uma loja e vê os preços redondos e os preços "quebrados".

Deixarei  LINK AQUI DO MEU VÍDEO NO YOUTUBE  aonde eu explico, dou dicas e mostro algumas peças que irei passar para outra pessoa

 E esse foi o post de hoje pessoal, escrevi com muito carinho essas dicas que eu mesma criei e utilizo todas as vezes em que faço uma faxina no guarda-roupa e quando vou comprar. Espero que vocês tenham curtido bastante e que comecem esse ano desapegando e comprando do jeito certo, sem deixar a loja e você mesmo se manipular!

Um beijo e até o próximo post!